ECONOMIA, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO
Wiki para a unidade curricular de Economia, Sociedade e Desenvolvimento do 1º ano do curso de Linguas e Relações Empresariais da UTAD.

As/os estudantes escrevem neste wiki os apontamentos da aprendizagem que efectuam. Estes apontamentos contam para avaliação .

AVISOS

Resultados da avaliação contínua

Atenção aos alunos: Diana Gouveia, Stefanie Oliveira e Tiago Silva. Não apresentaram revisão ou trabalhos em falta!!!!


AVISO 2010.01.16
- ATENÇÃO QUE APENAS SERÁ REVISTA A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS REVISTOS, SE ESSA REVISÃO ME FOR COMUNICADA (Email do wiki); identificando os trabalhos revistos (cf. aviso no SIDE)

AVISO 2010.01.03- Avaliação do trabalho: "análise do relatório sobre indicadores estruturais Portugal e UE no âmbito da Agenda de Lisboa" disponível no SIDE ("Downloads - Avaliação Contínua.Resultados).

AVISO 2009.12.30-
Apenas serão avaliados os trabalhos com autor (aluno/a) devidamente identificado.

AVISO 2009.12.28 (1)- ATENÇÃO AO ENUNCIADO DO ÚLTIMO TRABALHO. NÃO SE PEDE APENAS COMENTÁRIO!! DATA LIMITE para revisão dos trabalhos incompletos 30.12.2009 (14H)

AVISO 2009.12.28 (2)- Avaliação do trabalho individual inicial está disponível no SIDE ("Downloads - Avaliação Contínua.Resultados). Todos os trabalhos realizados ao longo do semestre (total de 4) são igualmente cotados (5 valores para cada)

AVISO 2009.12.28 (3) - Última (e excepcional) oportunidade para revisão do trabalho inicial (Trabalho1, cuja avaliação está disponível) até 2.01.2010. Obrigatório envio de e-mail, através do wiki, informando da revisão e explicando brevemente em que consistiu.

AVISO 2009.12.16 - DATA LIMITE para disponibilização neste wiki do trabalho individual "o desenvolvimento no mundo" 21 Dez. 2009.

AVISO 2009.12.16 - DATA LIMITE para disponibilização neste wiki do trabalho individual "comentário de notícias da actualidade" 28 Dez. 2009.

AVISO 2009.11.23 -DATA LIMITE para revisao dos trabalhos individuais da primeira fase da avaliação: 1 de Dezembro.

AVISO 2009.11.19 - Trabalho prático para o período 19 a 30 de Novembro: Análise do relatório "A estratégia de Lisboa: Portugal no contexto da União Europeia". INE (Instituto Nacional de Estatística). 2004 (disponível www.ine.pt). O trabalho individual deverá ser coordenado, por um coordenador/a do grupo e o texto final deverá ser disponibilizado no wiki (formato ficheiro) até ao dia 3 de Dezembro. No espaço "Our pages" colocam os nomes dos elementos do grupo, todos seguidos e juntam o ficheiro.

AVISO 2009.11.5 - Recordo que será considerado para a primeira avalição todo o trabalho disponbilizado neste wiki até a manhã de manhã (dia 6.11.2009 até às 14:00h)

AVISO 2009.10.01 - os textos no wiki devem citar as fontes e conter links
AVISO 2008.10.01 - a fim de facilitar a avaliação, cada aluno tem de listar numa página com o seu nome, ou nº utad, todas as páginas em que interveio. Essa lista deve conter links directos para as páginas em questão.


AS NOSSAS PÁGINAS

Alexandra Taveir a Pereira - Turismo: Definições


Anabela Loução - Noticias da actualidade



Ana Isa bel P into - Pobreza: Introdução


Ana Leonor Matos - Definições: economia, sociedade e desenvolvimento; O que é a OCDE; Países em vias de desenvolvimento; Terceiro Mundo; Conceito de paridade de poder de compra
Ana Rita Freitas - Organização Mundial do Comércio: Missão e funções

Anabela Loução - Comentário Noticias da Actualidade (21.01.20101)

Anabela Loução- Análise do Relatório INE (21.01.2010)



Anabela Loução - Pobreza: O fim da pobreza (reflexão)


Anabela Loução - EMPREGO DESEMPREGO




Anabela Loução - Respostas ás questões do Relatório
Anabela Gonçalves - Pobreza: Introdução
André Costa - Organização Mundial do Comércio: Missão e funções
Andreia Vieira - Emprego e Desemprego: definições e dados para Portugal
Cátia Pinto - Défice orçamental
Diana Gouveia - Envelhecimento demográfico
Estelle Gonçalves - "Pirataria económica"
Gonçalo Leite - A crise económica (2009): causas e consequências
Hugo Gomes
Isabel de Paiva - Conceitos básicos economia; energias renováveis e impacto económico
Joana Lebres - Endividamento das famílias portuguesas
Joana Martins - Inflação: Introdução
Juliana Conceição - A Crise de 1929 e a Crise de 2008/09
Lara Gonçalves - Economia mista-definição
Leila Azevedo - População activa, desemprego e medidas combate desemprego
Liliana Oliveira - Angola: crescimento económico e necessidade de recursos humanos
Luciana Ribeiro - países "subdesenvolvidos": Introdução; Economia aberta: Introdução; Actividade económica: introdução
Ludovic Pinto - Desenvolvimento económico: Introdução





Marcia Oliveira - Impacto do turismo na economia: Introdução
Marta Pinto - Pobreza: Introdução; (2) Ecoaldeias: definição
Paula Cruz - PIB: Definição, medição, dados Portugal; 2.Sistemas económicos-tradição. Os Amish
paulacruz22
Paulo Ferreira - Balança comercial: Definição e conceitos relacionados
Rute Correia - ONU: Missão e funções


Sandra Soares - Escassez dos recursos; Sandra (2): Sistema económico URSS
Sara Felix - Desenvolvimento Sustentável: Introdução; Desenvolv. no mundo
Sara Mendes - Inflação: definição e IPC (Cáculo)
Saulo Fonseca - Acções & Bolsa de valores: Introdução
Stefanie Oliveira - Vant. & desvant. da UE
Tania Monteiro - Salário minímo: Situação Portugal vs. UE
Tania Azevedo - Economia e imigração (aplicado Portugal)
Tiago Silva - Recuperação da economia europeia

Tiago Leitão - "Pirataria" informática


Tony Mateus - G8 & G20: missão e objectivos
Vania Oliveira - Pobreza: Introdução



Autor/a??



TEMAS


- de que trata a unidade curricular ESD?

TÓPICOS CENTRAIS (Leitura de apoio)

- Os três problemas da organização económica; Possibilidades tecnológicas da sociedade.
(ver pp. 8-17 do livro Economia de P. Samuelson e W. Nordhaus. 1999. McGraw-Hill. 16ª Edição)

-A fronteira oscilante entre mercados e governo. O que é um mercado? Comércio, dinheiro e capital; Papel económico do governo
(ver pp. 25-42 do livro Economia de P. Samuelson e W. Nordhaus. 1999. McGraw-Hill. 16ª Edição)

-Rendimento e riqueza; Fundamentação da determinação do salário; Terra e renda; Capital e juro (pp. 209-212; 225-230; 248-250; 251-252)
Idem

- Papel do Estado no economia
(pp. 281-286) IDEM
- Eficiência versus Desigualdade (pp. 343-351) IDEM

- Medição da actividade económica (pp. 390-410) IDEM

- Desafio do desenvolvimento económico (pp. 538-546) IDEM



AULAS PRÁTICAS


-Crescimento e desenvolvimento económico: desafios países desenvolvidos (caso da UE) (aulas 20 e 27 Nov. 2009)

Obj: Análise comparativa e evolutiva dos países membros da UE relativamente a uma série de indicadores estruturais que permitem medir o desempenho da economia/sociedade europeia relativamente aos objectivos da Estratégia de Lisboa (Compromisso, assumido pelos países da UE, em tornar a UE a economia mais competitiva do mundo em 2010). Os quatro pilares desta estratégia são: (1) Crescimento ecnonómico e emprego; (2) Conhecimento e inovação (sociedade do conhecimento); (3) coesão social (diminuir desigualdade e exclusão -inter/intra países); (4) Sustentabilidade ambiental
Dados:
- Portugal: Indicadores estruturais (Agenda de Lisboa), INE, 1994


Trabalhos de grupo- Crescimento e desenvolvimento económico: desafios países desenvolvidos (caso da UE):
1. Indicadores enquadramento global, Andreia Vieira, Andreia Oliveira, Leila, Liliana, Juliana, Sara Mendes, Sara Felix, Sandra
2. Indicadores Economia (Crescimento económico) - Hugo Gomes, Tiago Silva, Tiago Leitão, Márcia, Estelle
3. Indicadores Emprego e desemprego (Emprego) - Lara Gonçalves, Vânia Oliveira, Alexandra Taveira, Rita Freitas, Ana Pinto
4. Indicadores Educação, Inovação e Investigação (Sociedade de conhecimento) - Rute; Luciana; Tânia Azevedo; Joana Lebres; Stefanie
5. Indicadores Coesão social (Equidade) - André Costa, Cátia, Diana, Gonçalo e Marta
6. Indicadores Ambiente (Sustentabilidade ambiental) - Saulo Fonseca, Joana Martins, Ana Matos, Paula Cruz, Isabel Paiva
6a. Desenvolvimento Sustentável - Tania Monteiro e Tony Mateus

- O desenvolvimento no mundo (aulas 3 e 10 Dez. 2009)
Obj: Responder às questões. 1. O que é afinal um país desenvolvido?; 2. Exemplos de países desenvolvidos; 3. Quais são os aspectos (variáveis) chave para o desenvolvimento de um país? 4. Porque há tantas diferenças entre o nível de desenvolvimento dos países?
Dados:
Relatório do Desenvolvimento Humano Anual das Nações Unidas de 2009 (disponível inglês, espanhol e francês, português, entre outras)
http://www.undp.org/

- Comentário notícias da actualidade (aula 17.12.2009)
O trabalho a realizar consiste no seguinte:
1. Escolhe uma das 4 notícias seguintes (notícias da actualidade económico-social publicada recentemente em jornais e revista portugueses e internacional);
2. Faz um comentário breve (meia página) aplicando os conceitos e definições que foram introduzidas em ESD ao longo do semestre;
3. Identifica claramente 3 desses conceitos/definições explicando o seu significado de forma clara.
4. Disponibiliza o teu texto na tua página (em our pages). Coloca no topo, identificando este tópico, antes dos textos disponibilizados anteriormente.








SUGESTÕES DE LEITURA E SITES DE CONSULTA

Vê a página de sugestões de leitura
Vê ainda o wiki elaborado pela turma de 2008-2009